Sérgio Dias

Após uma Licenciatura em Matemática na FCUP que foi de encontro a todas as expectativas, a decisão de prosseguir para um Mestrado na mesma área revelou-se como a mais natural.

A oferta curricular do Departamento de Matemática, que recordo com agrado ter tido em consideração a minha opinião nas opções que ofereceu, permitiu aprofundar e consolidar conhecimentos anteriores em diversas áreas, assim como um primeiro contacto com algumas outras. Há aqui a salientar a qualidade do corpo docente e a capacidade de criar um ambiente de proximidade, exponenciado pelo reduzido número de alunos. O segundo ano do mestrado foi reservado na sua quase totalidade para a dissertação, que foi concluída com sucesso na área de Sistemas Dinâmicos.

Após o final do mestrado, surgiu a possibilidade de iniciar o meu percurso profissional, inesperadamente em ambientes empresariais: primeiramente no Millennium BCP na Área de Analytics e Modelos de Decisão e, mais recentemente, na equipa de Business Intelligence do e-Commerce da SONAE.

Por opção, a minha formação teve um carácter muito fundamental e, por isso, pouco focada em algoritmos e técnicas que as empresas procuram. No entanto, a formação sólida, o raciocínio lógico, a necessidade de questionar hipóteses e pressupostos, possibilitados pelo Mestrado em Matemática, foram determinantes para o desenvolvimento da capacidade de procurar e construir soluções fundamentadas. Estas capacidades têm sido cruciais no sucesso do meu desempenho enquanto profissional, demonstrando a sua aplicabilidade a qualquer área da Matemática em contexto empresarial.

This block is broken or missing. You may be missing content or you might need to enable the original module.