Carla Azevedo

Desde criança que gosto muito de matemática e para mim foi um sonho concluir uma licenciatura em matemática na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A licenciatura permitiu-me conhecer e aprender sobre tópicos de diversos ramos da matemática ensinados por excelentes professores, que são a par de formidáveis profissionais, apaixonados pela matemática e pelo ensino desta. O meu gosto em aprender matemática cresceu com eles e após a análise das opções para mestrado optei por ingressar no mestrado em matemática também na FCUP. A escolha adveio do facto de apesar de gostar de aplicar conhecimentos, também pensar ser de extrema importância desenvolver métodos e fundamentar as raízes das aplicações. No mestrado em matemática tive a oportunidade de ganhar uma valiosa experiência nestes aspetos. Aprendi com os professores mas também com os colegas com quem tive várias e interessantes discussões sobre diversos temas com que trabalhavam, nomeadamente durante o período da tese de mestrado. Realço que durante o mestrado o conhecimento é adquirido de forma mais autónoma. No início “estranha-se” mas depois “entranha-se” e apercebemo-nos que com isto, é nos dado espaço para decidir o que mais gostamos e queremos fazer no futuro como profissão.

Durante o mestrado tive ainda a oportunidade de escolher e frequentar cursos que me permitiram um contacto mais avançado com a estatística, área em que desenvolvi um carinho especial pois pude aperceber-me de como a podia utilizar para resolver problemas em todas as áreas. O facto de poder aplicar os conhecimentos teóricos que aprendi e o raciocínio matemático que desenvolvi nos diferentes cursos noutras áreas do meu interesse, tal como a medicina e a biologia, fizeram com que me rendesse à estatística. Foi este interesse que desenvolvi durante o mestrado em matemática e toda a formação do meu percurso académico que me permitiram prosseguir os meus estudos nesta área e ganhar uma bolsa de doutoramento na University of Southampton, UK.

Devo dizer que não senti nenhuma lacuna que me dificultasse a prossecução dos meus estudos de doutoramento na UoS, o que prova que a formação e os métodos de ensino que recebi foram muito bem-sucedidos durante essa etapa e aqui friso a preparação e motivação que obtive dos meus orientadores da dissertação.

O mestrado correspondeu totalmente às minhas expectativas e foi um prazer fazer parte desta casa. Aos que lerem este texto e estiverem a ponderar apostar na sua formação na área da matemática, espero que a partilha da minha experiência seja útil e que sirva para dar coragem aos audazes que se pretendem lançar na aventura de aprender matemática neste fabuloso mestrado.

This block is broken or missing. You may be missing content or you might need to enable the original module.