Desde criança que gosto muito de matemática e para mim foi um sonho concluir uma licenciatura em matemática na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A licenciatura permitiu-me conhecer e aprender sobre tópicos de diversos ramos da matemática ensinados por excelentes professores, que são a par de formidáveis profissionais, apaixonados pela matemática e pelo ensino desta. O meu gosto em aprender matemática cresceu com eles e após a análise das opções para mestrado optei por ingressar no mestrado em matemática também na FCUP. A escolha adveio do facto de apesar de gostar de aplicar conhecimentos, também pensar ser de extrema importância desenvolver métodos e fundamentar as raízes das aplicações. No mestrado em matemática tive a oportunidade de ganhar uma valiosa experiência nestes aspetos. Aprendi com os professores mas também com os colegas com quem tive várias e interessantes discussões sobre diversos temas com que trabalhavam, nomeadamente durante o período da tese de mestrado. Realço que durante o mestrado o conhecimento é adquirido de forma mais autónoma. No início “estranha-se” mas depois “entranha-se” e apercebemo-nos que com isto, é nos dado espaço para decidir o que mais gostamos e queremos fazer no futuro como profissão.
Durante o mestrado tive ainda a oportunidade de escolher e frequentar cursos que me permitiram um contacto mais avançado com a estatística, área em que desenvolvi um carinho especial pois pude aperceber-me de como a podia utilizar para resolver problemas em todas as áreas. O facto de poder aplicar os conhecimentos teóricos que aprendi e o raciocínio matemático que desenvolvi nos diferentes cursos noutras áreas do meu interesse, tal como a medicina e a biologia, fizeram com que me rendesse à estatística. Foi este interesse que desenvolvi durante o mestrado em matemática e toda a formação do meu percurso académico que me permitiram prosseguir os meus estudos nesta área e ganhar uma bolsa de doutoramento na University of Southampton, UK.
Devo dizer que não senti nenhuma lacuna que me dificultasse a prossecução dos meus estudos de doutoramento na UoS, o que prova que a formação e os métodos de ensino que recebi foram muito bem-sucedidos durante essa etapa e aqui friso a preparação e motivação que obtive dos meus orientadores da dissertação.
O mestrado correspondeu totalmente às minhas expectativas e foi um prazer fazer parte desta casa. Aos que lerem este texto e estiverem a ponderar apostar na sua formação na área da matemática, espero que a partilha da minha experiência seja útil e que sirva para dar coragem aos audazes que se pretendem lançar na aventura de aprender matemática neste fabuloso mestrado.
Tem alguma questão ou precisa de mais informação?
Testemunho Estudantes
Após uma Licenciatura em Matemática na FCUP que foi de encontro a todas as expectativas, a decisão de prosseguir para um Mestrado na mesma área revelou-se como a mais natural.
A oferta curricular do Departamento de Matemática, que recordo com agrado ter tido em consideração a minha opinião nas opções que ofereceu, permitiu aprofundar e consolidar conhecimentos anteriores em diversas áreas, assim como um primeiro contacto com algumas outras. Há aqui a salientar a qualidade do corpo docente e a capacidade de criar um ambiente de proximidade, exponenciado pelo reduzido número de alunos. O segundo ano do mestrado foi reservado na sua quase totalidade para a dissertação, que foi concluída com sucesso na área de Sistemas Dinâmicos.
Após o final do mestrado, surgiu a possibilidade de iniciar o meu percurso profissional, inesperadamente em ambientes empresariais: primeiramente no Millennium BCP na Área de Analytics e Modelos de Decisão e, mais recentemente, na equipa de Business Intelligence do e-Commerce da SONAE.
Por opção, a minha formação teve um carácter muito fundamental e, por isso, pouco focada em algoritmos e técnicas que as empresas procuram. No entanto, a formação sólida, o raciocínio lógico, a necessidade de questionar hipóteses e pressupostos, possibilitados pelo Mestrado em Matemática, foram determinantes para o desenvolvimento da capacidade de procurar e construir soluções fundamentadas. Estas capacidades têm sido cruciais no sucesso do meu desempenho enquanto profissional, demonstrando a sua aplicabilidade a qualquer área da Matemática em contexto empresarial.
Sempre me interessei por Ciência, sobretudo Matemática, Física, Química e Ciência de Computadores. Assim, quan- do me candidatei à faculdade, a FCUP foi a escolha natural, e Matemática a primeira de uma série de opções que me colocaram como aluno na licenciatura em Matemática. O ambiente era descontraído, os professores terra-a-terra e o nível de exigência elevado que mantinham limou continuamente os meus hábitos de trabalho dos quais dependo agora no início da minha carreira de investigação. Para além de competências académicas sinto que todos os profes- sores me tocaramcontribuindo para o meu desenvolvimento pessoal.
Terminada a licenciatura, o percurso muito feliz que tinha tido levou-me de imediato a inscrever-me no Mestrado em Matemática aqui na faculdade. Não podia ter corrido melhor: Não só se manteve um ambiente muito propício à aprendizagem como os desafios de investigação científica que me foram colocados em vários cursos e essencial- mente pelo meu orientador da dissertação de mestrado prepararam-me e motivaram-me para eu dar seguimento ao meu sonho de ser um cientista. Após ter terminado a minha dissertação do Mestrado em Matemática com 20 valores, conclui o mestrado com 19 valores e tive uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia o que me pos- sibilitou ser aluno de doutoramento no Cambridge Centre for Analysis em Cambridge, UK. A preparação que trouxe do Mestrado em Matemática juntamente com a vontade que tenho em aprender matemática permitiu-me ter muito sucesso, até agora, no meu percurso de estudante de doutoramento em Cambridge. Assim, convido vivamente os estudantes que, como eu, tenham fascínio pelo mundo da ciência e que queiram contribuir para o seu desenvolvi- mento a fazerem o Mestrado em Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.